sábado, 22 de junho de 2013

Mantendo a Segurança no Trânsito

Corridas de Bicicletas

As corridas de bicicleta são quase tão antigas quanto as bicicletas. A primeira corrida de bicicletas foi realizada no Parc de Saint-Cloud, em Paris, em 1868. O vencedor de uma das provas, embora possivelmente não o primeiro, foi o inglês James Moore (1849-1935), que pilotou uma bicicleta de madeira com pneus de ferro. Um ano depois, Moore venceu a primeira corrida de estrada, de Paris a Rouen. Ele completou os 130 km da prova em 10 horas e 25 minutos. Possivelmente, ele usou uma bicicleta Michaux, embora os relatos variem.
As corridas ciclísticas modernas têm três modalidades. O ciclismo de pista é realizado em pistas ovais de bordas elevadas em arenas especiais, chamadas de velódromos. As bicicletas para esse tipo de corrida são diferentes de outras bicicletas, pois não têm freios e contam com apenas uma marcha. As corridas de mountain bike ocorrem em percursos cross-country e em descidas montanhosas íngremes. Mas a modalidade mais conhecida de prova ciclística são as corridas de estrada.
A prova de ciclismo de estrada mais famosa do mundo, o Tour de France, foi realizada pela primeira vez em 1903. Nessa corrida de três semanas, os competidores disputam fases diárias com distâncias de até 260 km, pedalando pela França, pelos Alpes e Pirineus, e por países vizinhos. Os ciclistas competem em equipes, mas apenas um é o vencedor. Existem outras duas corridas de três semanas, chamadas de Grand Tour — a italiana Giro d'Italia, iniciada em 1909, e a espanhola Vuelta a España (1935) — e inúmeras provas com duração de 2 a 14 dias. No entanto, as provas mais comuns são as corridas de estrada de um dia. Um evento clássico é a corrida italiana de Milão-San Remo, disputada pela primeira vez em 1907. Com uma distância de 294 km, é o evento profissional de um dia mais longo do mundo. A corrida de um dia mais longa do mundo é a Lotoja, que percorre 332 km de Logan, Utah, até Jackson, Wyoming, nos Estados Unidos.
Embora muitas corridas de estrada tenham largada em massa, outras são provas de tempo, nas quais o ciclista corre sozinho contra o relógio. Essas provas, chamadas de "contra-relógio", são incluídas como fases das provas do Grand Tour. Outro tipo de corrida é o criterium, no qual os ciclistas competem em um circuito, normalmente em vias urbanas. A duração da corrida pode se basear no número de voltas a serem completadas ou em um intervalo de tempo específico. Como é muito mais curto do que outros tipos de prova e como os ciclistas passam pelos mesmos lugares a cada volta — e também em função dos sprints e viradas bruscas — o criterium pode ser mais interessante de assistir do que outros tipos de corridas.
As corridas mais famosas envolvem profissionais e corredores de elite, mas existem, obviamente, vários eventos abertos e muitos destinados a amadores. A  (União Ciclística Internacional) patrocina eventos tanto para profissionais como para amadores, em todos os continentes.
Os competidores usam uma técnica incomum para preservar energia em corridas de longa distância. Eles se aglomeram a fim de reduzir o arrasto aerodinâmico do ar, que os afastaria uns dos outros. Isso faz com que todos economizem energia, exceto o líder do bando. Contudo, cada líder mantém a posição apenas por um curto período de tempo antes de perdê-la para um novo líder. Esse agrupamento de corredores é conhecido como pelotão. Por extensão, a palavra também é usada para se referir a corredores profissionais em geral.
E o ciclista recreativo que não participa de corridas e não quer competir com o trânsito? Para esses ciclistas são desenvolvidas vias especiais.

Faixas e vias para ciclistas ajudam a proteger os ciclistas do trânsito.

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